terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Nova lei reduz quartos duplos e individuais nos hostels 
A nova lei do alojamento local turístico foi aprovada no final do ano passado e o sector já nota os efeitos. Se, para os hostels, a legislação vem proteger aquela que é a essência deste tipo de alojamento, a hotelaria está satisfeita porque trava a concorrência desleal antes praticada pelos alojamentos não registados.
O decreto-lei n.º 128/2014 foi aprovado a 27 de novembro e alterado na semana passada. Na prática, o diploma facilita o registo de propriedades privadas para que possam ser arrendadas para fins turísticos, estabelecendo coimas para quem arrendar casas com este propósito, sem que tenha feito o registo na câmara municipal. Ao mesmo tempo, define a designação de hostels, que até agora não eram contemplados pela lei.
"É algo porque estávamos a lutar há muito tempo", admite Rui Pina, vice-presidente da Associação de Hostels de Portugal e dono do Rivoli Cinema Hostel. "O facto de não existir nenhuma proteção à tipologia fazia com que alguns tipos de alojamentos se aproveitassem da boa qualidade dos hostels em Portugal para fazer mau marketing. Por exemplo, uma antiga pensão mudava de designação para hostel, mas não tinhas as condições que é suposto que um hostel tenha, como a predominância de dormitórios e a existência de cozinha ou de sala de estar".
Leia mais: Os 7 hostel mais cool da Europa. Um deles fica no Porto
Fonte:  http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/interior.aspx?content_id=4388082

Research / Pesquisa