quinta-feira, 3 de abril de 2008

Cooperativas

Factos e documentos necessários para o registo
A constituição da cooperativa:
  • Certificado de admissibilidade de firma;
  • Acta da assembleia de fundadores, assinada pelos que tiverem aprovado a criação da cooperativa;
  • Estatutos aprovados e assinados pelos fundadores.

A nomeação e cessação de funções, por qualquer causa que não sejam o decurso do tempo, de directores, representantes e liquidatários:

  • Nomeação - certidão da acta da assembleia geral de onde conste a respectiva deliberação;
  • Cessação de funções - por renúncia: documento comprovativo de ter sido feito por escrito o pedido de renúncia, dirigido à cooperativa ou à direcção; por destituição;
  • Certidão da acta da assembleia-geral ou certidão de decisão judicial.

A prorrogação, transformação, fusão, cisão e qualquer outra alteração dos estatutos:

  • Prorrogação - certidão da escritura pública ou acta lavrada por notário;
  • Fusão e cisão - certidão da escritura pública; certificado de admissibilidade de firma, se houver alteração da firma ou do objecto, mudança de sede para concelho diferente ou constituição de nova cooperativa no caso de cisão;
  • Transformação - certidão da escritura e certificado de admissibilidade de firma, se houver alteração da firma para além do aditamento social.

A dissolução e o encerramento da liquidação:

  • Acta da assembleia-geral.

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