terça-feira, 25 de outubro de 2016

10 Mandamentos para uma liderança de sucesso



A liderança possui um paradoxo no seu âmago – não pode arrebatá-la diretamente, ela é um presente que só pode ser dado pelos outros. Ser um líder não tem qualquer sentido sem outros que optem por viajar consigo. Um líder completamente solitário é como uma só mão batendo palmas.

Saiba quais são os 10 mandamentos para uma liderança de sucesso, de acordo com os portais Inc.com, Entrepreneur e Business Insider.

1 – “Deverás manter-te otimista”

Para os trabalhadores, o líder deve ser um exemplo e um modelo a seguir, por isso não deixe que as suas ansiedades e preocupações com o trabalho ou a empresa contagiem o resto da equipa, sob pena de todos falharem. Mantenha-se otimista perante os colaboradores.

2 – “Deverás traçar uma direção clara”

Para ser um bom líder deve ter uma visão definida do caminho a seguir e projetá-la nas mentes dos colaboradores para que estejam todos vocacionados para o mesmo objetivo. A liderança sem uma direção clara sobre o futuro da empresa traduz-se em fracasso.

3 – “Criarás um plano de trabalho”

Apesar de os planos de trabalho deverem ser flexíveis e ajustados à equipa e à empresa, é importante que os líderes não falhem na hora de o traçar. Se falharem no planeamento, estarão a planear falhar, refere a Inc.com.

4 – “Terás os recursos adequados”

Para conseguir que a empresa tenha sucesso, não basta acreditar nisso, é preciso trabalhar arduamente e ter os recursos materiais e humanos adequados para o desafio. Sem uma boa equipa, um líder não conseguirá desempenhar o seu papel.

5 – “Ouvirás mais e falarás menos”

De acordo com a Business Insider, este é um mantra muito utilizado pelo CEO do Grupo Virgin, o britânico Richard Branson. A liderança não consiste em dar sermões aos colaboradores, mas sim em ouvir e entender os seus desejos e necessidades. Para Branson, o silêncio é a sua arma secreta no mundo dos negócios, ouvindo e tomando nota do que a sua equipa lhe diz.

6 – “Não marcarás reuniões sem objetivos”

Antes de cada reunião com a sua equipa, o líder deve definir uma agenda de temas e tópicos a debater e durante quanto tempo serão debatidos. Desta forma, estará a aumentar a produtividade de todos.

7 – “Não criticarás em público”

Nem sempre os colaboradores dão o melhor de si e muitas vezes o trabalho fica prejudicado. Caso um membro da equipa esteja a passar por uma quebra de produtividade, o líder não deverá repreendê-lo em público, em frente aos outros, mas sim agendar uma conversa privada para perceber os motivos e tentar encontrar soluções.

8 – “Não delegarás tarefas que não gostes de fazer”

Os grandes líderes não guardam para si as tarefas que consideram mais nobres ou gratificantes nem delegam apenas as tarefas que não gostam de levar a cabo. Se quer ser o exemplo para a sua equipa, o líder deve empenhar-se em todas as tarefas da mesma forma.

9–“Não concentrarás em ti todas as decisões”

Não é rara a situação de “funil” quando se trata de liderança. Ou seja, os colaboradores levam a cabo as suas funções cabendo depois ao líder aprovar tudo e tomar as decisões finais. Isto provoca por vezes um grande fluxo de trabalho no topo da cadeia e acaba por atrasar o processo. Evite a micro gestão e aprenda a delegar as tarefas de decisão.

10 – “Darás o devido crédito à tua equipa”

Na opinião dos especialistas da Inc.com, um bom líder assume responsabilidades quando as coisas correm mal e não reclama os louros quando tudo corre bem. O foco é colocado na equipa, como um todo. Os colaboradores que se esforçam além do esperado devem ser recompensados, sublinha a Entrepreneur.

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