terça-feira, 25 de outubro de 2016

Sete dicas da “Guerra dos Tronos” para ser um bom líder



A obra é um dos maiores fenómenos de televisão e oferece dicas de inspiração para quem ocupa um cargo de liderança.
A Guerra dos Tronos narra as intrigas, a luta pelo poder e pela honra de várias famílias rivais, de armadura ao peito e espadas na mão, num lugar chamado ‘Westeros’, num cenário de Europa medieval. Além de uma fonte de entretenimento, “A Guerra dos Tronos” está também a servir de inspiração aos gestores de empresas em todo o mundo.
De tal forma, que Rebecca Clare e Tom Philipps resolveram escrever o livro “A Guerra dos Tronos em Gestão” (editado recentemente em Portugal pela editora Livros d’ Hoje) onde falam sobre as lições de estratégia e liderança da série televisiva aplicada ao mundo dos negócios. Segundo os autores, os banqueiros de Wall Street afirmam que a série em muito se assemelha aos desafios e batalhas no dia-a-dia empresarial.
Um outro sinal de que a “A Guerra dos Tronos” está a invadir o mundo empresarial vem da internet. Os utilizadores da conhecida rede social, ‘Quora’, foram convidados recentemente a responder à pergunta: “Quais as lições de liderança da série A Guerra dos Tronos” e partilharam as melhores frases da série sobre o tema.
Conheça então sete ensinamentos dos habitantes dos Sete Reinos de ‘Westeros’ que podem ser valiosos para os líderes de hoje.

“Todo o homem que precise de dizer “Eu sou o rei” não é um rei de verdade” (Tywin Lannister)

A frase é do patriarca da casa ‘Lannister’ e reforça a ideia de que a verdadeira liderança nunca se confunde com autoritarismo. Se um líder precisar de repetir várias vezes que é o chefe, é um sinal de que a sua liderança é frágil, suportada apenas pelo cargo que ocupa. Um bom líder tem de ser inclusivo, acarinhar os objetivos dos membros da equipa e criar organizações mais felizes.

“O inverno está a chegar” (Lema da Casa Stark)

Ser líder é estar em constante vigília, sem se acomodar em períodos de prosperidade. Os ‘Stark’ são a casa que mais se preocupa em inovar, em ficar mais forte e que mais pensa no futuro. Para ser um bom líder, faça como os ‘Stark’. Esteja vigilante no presente, prepare-se para o inesperado e para possíveis adversidades. Mantenha a visão de longo prazo.

“O homem que dá a sentença deve balançar a espada” (Eddard Stark)

Num contexto laboral, a frase do pai da casa ‘Stark’ realça que um líder só terá noção do impacto das suas decisões quanto mais se aproxima da sua execução, ou seja, quando “coloca as mãos na massa”. É tão importante fazer o trabalho desagradável como aquele que dá prazer. Um bom profissional deve ter um conhecimento do seu trabalho, da mesma forma que os melhores generais de guerra passam pela linha da frente numa batalha.

“Um Lannister paga sempre as suas dívidas” (Tyrion Lannister)

A frase de ‘Tyrion Lannister’ encaixa perfeitamente num contexto de organização. Um líder que não cumpre as suas promessas perde rapidamente a credibilidade e reputação profissional. Por isso mesmo, os líderes devem acompanhar o seu discurso com ações. A força da palavra num líder pode assim ser um dos principais ativos de sua carreira.

“O caos não é uma cova, é uma escada” (Petyr Baelish-Littlefinger)

Quando os tempos são de crescimento e abundância, é fácil mandar. Mas a verdadeira força de um líder destaca-se, sobretudo, durante os períodos de turbulência e caos, por acompanhar a empresa e saber encontrar uma oportunidade no meio do caos. Um verdadeiro líder não teme sair da sua zona de conforto. Sabe que os desafios surgem nas dificuldades e é neste contexto que encontra novos caminhos.

“Qualquer tolo com sorte pode nascer no meio do poder, mas conquistá-lo para si dá trabalho” (Lorde Varys)

A lição que se retira desta frase de Lorde ‘Varys’ é a de que a liderança não está no DNA. Quem nasce num “berço de ouro” ganha vantagem competitiva por pura sorte. Mas isso não significa que será um líder, mesmo que esteja predestinado para comandar uma organização. O caminho até à liderança exige mais trabalho. É um processo a construir diariamente.

“A mente precisa de livros assim como a espada precisa da pedra de amolar para ficar afiada” (Tyrion Lannister)

A casa ‘Lannister’ é das famílias que mais conselhos dá para quem quer construir uma carreira sólida. ‘Tyrion’ insiste, por várias vezes, que é fundamental um bom chefe manter-se atualizado e saber adaptar-se às necessidades da sua equipa. Líderes que não estão em constante aprendizagem, invariavelmente, ficam para trás. Exemplo disso mesmo é o que se passa na série com a personagem ‘Jon Snow’, que no início era impulsivo e arrogante. A sua postura irritava os seus superiores.‘Snow’ mudou a sua atitude para ser um bom líder.

Sem comentários:

Research / Pesquisa