terça-feira, 25 de outubro de 2016

Você tem um bom chefe ?



Que atire a primeira pedra quem nunca reclamou do chefe. As queixas podem ser motivadas por um episódio específico, problemas pessoais, incompatibilidade de visão ou simplesmente sair “da boca para fora”. Muitas vezes, porém, a culpa é justamente da incapacidade do chefe de ser um bom líder. Como disse, Henry Ford uma vez, "questionar quem deve ser o patrão é como discutir quem deve ser o saxofonista num quarteto: evidentemente, quem o sabe tocar". 

Da próxima vez que der consigo a insultar mentalmente o próprio chefe, reflicta se isso está a acontecer por causa de alguma das características abaixo mencionadas:
 

1. Não dá orientação

Não dar indicações à sua equipa de qual é o objetivo final de determinado projeto e quais as suas vantagens para a empresa pode ser um sinal de que não está a fazer o seu trabalho corretamente. Além disso, nem todos os seus colaboradores conseguem realizar trabalhos sem qualquer esclarecimento do que é necessário para alcançar o sucesso. Ser um chefe que dá poucas ou nenhumas orientações, do trabalho a ser feito, vai provavelmente resultar em trabalhos mal realizados e que não correspondem aos objetivos da empresa.

2. É um ‘bully’

Ser rude ou mal-educado para os seus colaboradores, mantendo um nível elevado de exigência, pode trazer maus resultados para a sua equipa. Ao fomentar um mau ambiente de trabalho está a dar um mau uso ao poder que tem dentro da sua equipa. Além disso, a prática frequente de ‘bullying’ pode levar a sentimento de impotência, baixa autoestima ou elevados níveis de stress dos seus colaboradores.

3. Fica com os créditos

Ficar com os créditos do trabalho de outras pessoas é um mau sinal da sua atitude enquanto líder de uma equipa. Ser levado a pensar que, se a sua equipa trabalha para si, pode ficar com os seus louros, além de eticamente reprovável, produz anticorpos no relacionamento com os colaboradores. Há que reconhecer a validade que dá à sua equipa para continuar a apresentar resultados satisfatórios. Segundo um artigo publicado na revista Forbes, este é um dos 31 sinais de que é mau líder. 

4. Nunca está errado

Ser brilhante e inteligente, sem cometer nenhum erro não é para todos. No entanto, enquanto chefe é isto que acontece consigo. Está sempre certo e por isso, nem todos conseguem conviver consigo. Saber reconhecer os seus erros é um passo para que a sua equipa veja a sua faceta mais humana. Para os especialistas da Business Insider, este é o erro número um de um chefe terrível.

5. Há saídas constantes no seu grupo de trabalho

A sua equipa está em constantes mudanças devido a vários despedimentos e pedidos de transferência e não consegue encontrar um ponto de estabilidade. O mais certo é que tendo em conta o seu temperamento e atitude, nem todas as pessoas estejam dispostas a trabalhar consigo.

6. Mente

Já diz o ditado popular que “a mentira tem perna curta”, mas quando utiliza a mentira a seu favor pode rapidamente tornar-se num hábito. Lembre-se que mais cedo ou mais tarde irá ter problemas por mentir e será confrontado com a verdade.

7. É vingativo

Além de revelar alguma imaturidade, se é vingativo para com os seus colaboradores e funcionários criará um ambiente pouco saudável dentro da equipa. Se quer mostrar a alguém que está errado, opte por dizer-lhe numa reunião privada, em vez de preferir uma ação que pode produzir efeitos negativos também em si.

8. Tolera maus trabalhos

Tolerar maus trabalhos, ter favoritos e condescender com más atuações da equipa revelam uma atitude que faz de si um mau chefe. Esqueça as relações pessoais com a sua equipa. Escolha liderá-la da melhor forma que conseguir, corrigindo o que está mal. Este é outro sinal apontando pela Forbes de má liderança. 

9. Esconde informação da sua equipa

Esconder informação da sua equipa e deixar de fazer ‘updates’ regulares sobre a situação de projetos pode ser um problema. Especialmente, se fizer atualizações apenas a alguns colaboradores e deixar outros de fora. Se existem informações importantes que precisam de ser divulgadas, principalmente aquelas que podem afetar diretamente a vida dos seus colaboradores, é necessário que o faça ao mesmo tempo. Contar a alguns e deixar outros de fora pode gerar mal entendidos.

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